Para usuários do sistema do Google, é necessário acessar o
Android Device Manager. Faça login com os dados da conta Google que foi registrada no aparelho e clique em “configurar bloqueio e limpeza” na primeira vez em que o serviço for utilizado.
Bloqueio do Android é feito no site do Device Manager (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
Com isso, uma notificação será enviada para o celular ou tablet. Toque nela para ativar o rastreador no gadget. Depois, acesse novamente o Gerenciador e a opção de configuração vai ser substituída por “bloquear” e “apagar”. Na primeira, é possível bloquear e redefinir a senha do dispositivo. Na segunda, restaurar sua configuração original para proteger os dados.
Usuário pode bloquear e apagar aparelho (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
Fazendo os dois, você impede que os ladrões mexam no telefone e se, por acaso eles conseguirem burlar a senha, não tenham acesso a nenhum conteúdo privado que estiver na memória interna. Além disso, o mapa do Device Manager mostra exatamente onde o seu gadget está, o que pode ser uma dica valiosa para a polícia.
iOS
No sistema da Apple o recurso é bem parecido. Basta acessar
o site do iCloud para realizar o procedimento. Depois de fazer login com sua conta da AppStore (ou iTunes), clique no “Buscar meu iPhone” para ser levado à tela de busca pelo dispositivo. Primeiramente ele localizará a posição exata do seu iPhone.
Toque no pontinho verde para ver mais detalhes (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
Após essa medida, um ponto verde representará seu gadget no mapa. Toque nele e uma janelinha com o nome do dispositivo vai aparecer. Clique no “i” para obter mais informações. Um menu com as opções “reproduzir som”, “modo perdido” e “apagar iPad” (ou iPhone) será expandido.
“Modo Perdido” é o ideal para quem realmente perdeu o smartphone. Assim é possível colocar um número de telefone para ser exibido na tela do aparelho, para que quem o encontre possa entrar em contato facilmente. Se este não for o seu caso, mas você deseja bloquear o gadget, o procedimento é o mesmo. Basta não colocar nenhum número, nem mensagem.
Se apagar tudo, celular não poderá mais ser rastreado (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
Depois, confirme que o telefone foi perdido (ou, no caso, roubado) para que ele seja bloqueado usando o código atual do próprio. Já o “Apagar” deleta todo seu conteúdo e configurações do gadget, mas, ao mesmo tempo, impede que ele seja rastreado definitivamente.
Windows Phone
Acesse o
site da loja virtual do sistema da Microsoft e faça login com a sua conta Live cadastrada no smartphone. No menu do canto superior, passe o cursor do mouse por cima do seu nome para abrir mais opções. Uma delas será a de “Localizar meu telefone”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário