Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

sábado, 28 de abril de 2012

Como amarrar seu notebook na perna da mesa?



Como diz o ditado popular, “segurança nunca é demais”, principalmente quando temos que usar nossos portáteis em algum ambiente público, como uma biblioteca, sala de aula ou mesmo feira de negócios, locais em que uma leve distração pode levar ao sumiço e perda de nosso equipamento. O que podemos fazer para evitar isso?





Como sempre, a melhor estratégia nesse caso é a prevenção, e nada mais simples e eficiente do que “amarrar” nosso equipamento em algum objeto sólido, que pode ser desde uma perna de mesa (fixa no chão) até uma grade de janela, utilizando algum dispositivo apropriado para esse fim.
Praticamente todos os computadores portáteis (e até outros equipamentos caros, por exemplo, projetores multimídia, discos externos, consoles de jogos, bem como alguns computadores de mesa) possuem uma pequena abertura oval no seu gabinete, às vezes identificada com um pequeno cadeado com a letra K, que é conhecido como slot para dispositivo antifurto padrão Kensington (ou K-Lock). Curiosamente, esse nome veio da empresa Kensington, que criou esse sistema, transformando-o em um padrão de mercado.
Trata-se de um dispositivo de segurança feito com cabo de aço, o qual possui uma tranca que se fixa no portátil de um lado e de outro como uma espécie de laço (a exemplo dos filmes de faroeste). Ela pode ser encontrada em diversos formatos e tipos, no próprio fabricante ou em lojas especializadas em acessórios para notebooks.


Seu uso é simples e direto: primeiro, usa-se o laço para prender o cabo em algum local firme e/ou difícil de ser retirado.


Em seguida, fixa-se a tranca na abertura do portátil por meio de um mecanismo de chave. Note que ela possui um anel de borracha na sua ponta, o que impede que o acabamento do gabinete seja danificado.



Podemos afirmar que esse dispositivo é 100% seguro? Eu diria que, em 95% dos casos, sim.

Costumo dizer que esses acessórios são uma espécie de “trava de efeito psicológico”, a qual funciona mais ou menos como aquelas luzes vermelhas que ficam piscando dentro de um carro estacionado, ou seja, ela transmite uma mensagem do tipo “Caro senhor ladrão, você pode até querer me levar, mas vou te dar bastante trabalho. Assim, eu sugiro que você procure outra vítima”.

Em outras palavras, um cabo de aço não vai impedir que um meliante mais determinado alcance seus objetivos, mas antes contar com isso do que não ter nada, não é?

Nenhum comentário: