Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

terça-feira, 24 de julho de 2012

Microsoft fala sobre o desempenho gráfico do Windows 8

Os gamers já conhecem bem a API DirectX, que vem sendo usada há anos para acelerar os gráficos 3D nos jogos para Windows. Com o Windows 8, a Microsoft decidiu trazer o suporte para este tipo de aceleração para praticamente todos os aplicativos.
Em um novo post publicado no blog Building Windows 8, a Microsoft fala sobre como a equipe do Windows quis adicionar o suporte para a aceleração gráfica via hardware em todos os aplicativos Metro.
Para medir o desempenho gráfico dos aplicativos Metro, a Microsoft usou diferentes métricas, incluindo a taxa de quadros por segundo, utilização de CPU e memória.

A renderização de textos também é algo importante para a Microsoft no Windows 8. A empresa informou que continua trabalhando para otimizar o mecanismo de renderização de textos em aplicativos Metro para oferecer um melhor desempenho e eficiência enquanto mantém a qualidade tipográfica e outros elementos.

O gráfico abaixo compara diferença no desempenho durante a renderização de textos no Windows 8 e Windows 7:

 O post também fala sobre as melhorias na renderização de elementos gráficos em 2D para recursos como gráficos e outros nos aplicativos Metro. Ele também renderiza imagens em 2D como JPEG e PNG muito mais rapidamente do que no Windows 7.

Em seus testes internos, a Microsoft notou que o Windows 8 demorou 40% menos tempo para renderizar 64 imagens do que o Windows 7 (4,38 segundos contra 7,28 segundos).

É claro que a velocidade não é tudo. A Microsoft também quer que o Windows 8 ofereça uma melhor experiência gráfica. Para os aplicativos Metro, a empresa criou um novo conjunto de APIs chamado Direct2D Effects. Este conjunto de APIs permite que efeitos com alta qualidade e acelerados por hardware sejam aplicados a qualquer imagem, incluindo fotos e interfaces.

Para gráficos em 3D presentes em jogos, por exemplo, a Microsoft está oferecendo o Direct3D 11.1. Esta nova versão também é a fundação para o suporte para gráficos em 2D e para aplicações que utilizam gráficos em 3D.

O Windows 8 também permitirá um melhor gerenciamento de energia enquanto oferece gráficos mais avançados, especialmente em laptops e tablets.


Nenhum comentário: