Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como alterar o nome da rede Wi-Fi


Os fabricantes de roteadores para redes sem fio normalmente colocam um nome (o chamado SSID, Service Set IDentifie) genérico na rede que já vem configurada nesses dispositivos. A maioria dos usuários não costuma modificar essa informação. Como atualmente existe um número enorme de roteadores Wi-Fi, para fazer esse procedimento é preciso estar com o manual em mãos para encontrar algumas informações. Se você não tem o manual escrito, procure a versão digital no site do fabricante.
Passo 1. Abra um navegador e digite o endereço do roteador Wi-Fi (192.168.1.1, por exemplo) na barra de endereço e tecle “enter”. Essa informação normalmente fica no corpo do aparelho ou no manual dele;
Digitando o endereço do roteador sem fio no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o endereço do roteador sem fio no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)






Passo 2. Será solicitado um usuário e senha, digite-os e tecle “enter”. Essa informação também é padronizada e encontra-se no corpo do aparelho ou no manual dele;
Digitando o usuário e senha para entrar no painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o usuário e senha para entrar no painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)








Passo 3. Dentro do painel de configuração do roteador, procure por uma opção de configuração da rede sem fio. No aparelho usado nesse tutorial essa opção é “WLAN Setting”, mas isso pode variar muito em cada dispositivo, podendo ser “Wireless Setup”. Para saber a localização exata da configuração de rede sem fio no painel de seu Access Point, consulte o manual dele;
Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Local de configuração de rede sem fio em dois roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)







Passo 4. Dentro da tela de configuração da rede sem fio, procure pela opção SSID. O nome dessa opção pode variar, podendo estar como “ESSID”, “SSID name” ou simplesmente “SSID”. Consulte o manual do seu aparelho para ter certeza;
Acessando o SSID em dois roteadores diferentes (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o SSID em dois roteadores diferentes (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)





Passo 5. Clique dentro do campo SSID e digite o nome que deseja usar para identificar a sua rede. Depois, clique no botão de confirmação que fica abaixo da tela de configuração. O nome dele também costuma variar dependendo do dispositivo e fabricante, podendo ser “Apply”, “Save changes”, “Confirm” ou qualquer outra nomenclatura;

Conectando pela primeira vez na nova rede (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Feita e confirmada a alteração, todos os aparelhos que estavam conectados na rede serão desconectados dela. Como o nome da rede mudou, será necessário ir em cada um deles e conectar na rede. Para fazer isso no Windows 7, clique no ícone de rede que fica ao lado do relógio do Windows e quando aparecer a lista de redes sem fio, aperte a sua rede e depois no botão “Conectar”. Forneça a senha e outras informações que forem necessárias.
Conectando pela primeira vez na nova rede (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Sua rede sem fio agora está do jeito e com o nome que você quer.

Brasil Banda Larga: veja como ajudar a melhorar a Internet no país


O Brasil Banda Larga é um programa desenvolvido pela Anatel para monitorar a qualidade da conexão fixa de alta velocidade no país. A iniciativa, em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações (SindiTeleBrasil), contará com a ajuda dos usuários para avaliar os serviços prestados pelas operadoras. Um estudo recente da empresa Pando Networks revelou que o Brasil ocupa o 163º lugar no quesito velocidade de conexão, atrás de países como Angola e Etiópia.


Usuários ajudarão a monitorar a velocidade da conexão banda larga (Foto: Reprodução)

A EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga – foi criada para garantir que as operadoras de Internet cumpram as diretrizes da Resolução da Anatel nº 574, que estabelece indicadores mínimos de qualidade de conexão. De acordo com a norma, as prestadoras devem divulgar os resultados obtidos nos testes de qualidade mensalmente em seus sites, bem como as metas mínimas estabelecidas por lei.
Para fazer a coleta dos dados, a EAQ oferece aos usuários das operadoras avaliadas a possibilidade de se voluntariar para receber um Whitebox, que fará o monitoramento da conexão. O aparelho deverá ser plugado ao modem para enviar os resultados à entidade, que poderá aferir se as operadoras cumprem as metas estabelecidas.

Voluntários receberão uma Whitebox TP-Link

As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas no site do Brasil Banda Larga. Os requisitos para a participação no programa são os seguintes:

- Possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Telefônica/Data, CTBC, Ajato, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom;

- Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga;

- Ter uma tomada adicional próxima ao roteador ou onde pretenda ligar o equipamento. Será fornecido também um cabo de um metro para a conexão;

- Não ser funcionário das prestadoras monitoradas

No site da EAQ, é possível também fazer um teste online da qualidade da sua Internet. Basta acessar a página e seguir as instruções para saber se a sua velocidade de acesso corresponde ao plano de conexão contratado.



Mapa da conexão mundial. Os países com cores claras possuem conexão mais lentas (Foto: Reprodução/Pando Networks)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mozila Firefox 17


A Mozilla disponibilizou hoje a versão final do navegador Firefox 17 para Windows, Mac OS X e Linux. Além das diversas correções de bugs, esta versão do navegador também traz um recurso que impede a execução de plug-ins sem a permissão do usuário, melhorias no suporte para o HTML5, melhorias no desempenho geral do Firefox e mais.

Já no caso do Mac OS X, a versão 17 do navegador descontinuou o suporte para a versão 10.5 do sistema operacional da Apple.

O Firefox 17 para Windows está disponível para download aqui. Usuários do Mac OS X e Linux podem baixar a nova versão aqui e aqui, respectivamente.

A lista completa com as novidades na versão 17 pode ser encontrada aqui.



sábado, 17 de novembro de 2012

Veja como iniciar o Windows 8 no desktop clássico

A última versão do Windows 8 não exibe a área de trabalho ao iniciar o sistema, o que pode desapontar alguns usuários. Se você não gosta desse comportamento padrão, siga os passos abaixo e veja como forçar o sistema a exibir o desktop clássico.
Passo 1. Na tela Iniciar do Windows 8, pesquise por “Agendar tarefas”, clique em “Configurações” e abra o primeiro resultado;
Acessando o agendador de tarefas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o agendador de tarefas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. No “Agendador de Tarefas”, clique em “Criar Tarefa”, na lateral direita da janela;
Criando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. Como “Nome” para a nova tarefa, escreva “Abrir área de trabalho”;
Digite um nome para a tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Digite um nome para a tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Abra a guia “Disparadores” e clique em “Novo…”;
Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Selecione a opção “Ao fazer logon” e clique em “OK”;
Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Agora, na guia “Ações”, clique em “Novo…”;
Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando nova tarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 7. Na janela que se abre, mantenha a opção “Iniciar um programa” e clique em “Procurar…”;
Selecionando aplicativo a ser aberto ao iniciar o Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecionando aplicativo a ser aberto ao iniciar o Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 8. Acesse a pasta de instalação do Windows, selecione o aplicativo “explorer.exe” e clique em “Abrir”;
Windows Explorer do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Windows Explorer do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 9. Para criar a nova tarefa, clique em “OK”.
Pronto! Experimente reiniciar o computador para testar o resultador. Agora, sempre que o sistema iniciar, o Windows Explorer será aberto, forçando o Windows 8 a exibir a área de trabalho clássica.

Veja dicas para deixar seu HD funcionando com bom desempenho no Windows

O disco rígido tradicional, mesmo o mais veloz, é considerado o componente mais lento dos computadores. Isso acontece porque ele é formado com algumas partes mecânicas, enquanto todo o resto do computador é eletrônico, criando uma grande diferença de velocidade entre essas partes e fazendo com que ele reduza o desempenho do PC.
O pior é que a medida que arquivos são gravados e apagados, o disco rígido tende a ficar mais lento. Então, para que o HD não anule todo o investimento feito em memória e processador, é preciso ter alguns cuidados visando melhorar o desempenho dele. Para fazer isso, usuários do Windows,  precisam apenas seguir umas dicas e usar algumas ferramentas.
Liberar espaço
A primeira coisa a ser feita para deixar seu HD funcionando com alto desempenho é liberar espaço nele, para fazer isso, é preciso antes ter uma ideia de como está o uso do disco. Abrir o Explorer e clicar com o botão direito na unidade, escolhendo a opção “Propriedades”, mostra como está o uso do disco.
Informações básicas do espaço em disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Informações básicas do espaço em disco (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Contudo, para ter uma visão com mais detalhes é preciso usar uma ferramenta mais profissional como o WinDirStat. Esse programa é dividido em três áreas, na primeira está a árvore de pastas da unidade, na segunda é possível descobrir quais os tipos de arquivos que estão ocupando mais espaço, e na terceira, o programa mostra uma visualização baseada em blocos, onde cada bloco representa um arquivo (clique no bloco e é mostrado onde está o arquivo). Sabendo quais arquivos estão ocupando mais espaço e onde eles estão, basta apagá-los para liberar mais espaço.
WinDirStat mostrando o uso do espaço de um HD (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)WinDirStat mostrando o uso do espaço de um HD (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Uma outra ferramenta interessante para ajudar essa tarefa e que complementa o trabalho do WinDirStat, é o Advanced SystemCare. Para usá-lo, na janela do programa, passe o mouse sobre a opção “Ferramentas” e nas opções que aparecem, clique em “Detalhes”. Na próxima janela, clique no item “Limpeza” no quadro do lado esquerdo e depois na opção “Limpador de Disco” que aparece no quadro do lado direito. O próximo passo é seguir as instruções do programa e fazer as escolhas de acordo com a sua necessidade e depois deixar que ele faça o serviço.
Acessando o Limpador de disco do Advanced SystemCare (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Limpador de disco do Advanced SystemCare (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Desativar ou diminuir a memória virtual do Windows
Para complicar a questão do desempenho geral do computador, boa parte dos sistemas operacionais modernos tem o hábito de criar uma área de memória virtual no disco rígido, o que amarra ainda mais o desempenho do computador ao do HD. Porém, se seu computador tiver no mínimo 8 GB de memória RAM, você pode desativar este recurso, para fazer isso:
Passo 1. Clique no menu Iniciar, depois clique com o botão direito sobre o item “Computador” e escolha a opção “Propriedades”;
Acessando as propriedades do Computador no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as propriedades do Computador no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Dentro da janela Propriedades de sistema, clique em “Configurações avançadas do sistema”;
Acessando as configurações avançadas do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações avançadas do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na aba “Avançado”, clique no botão “Configurações…”;
Clicando em "Configurações"  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Configurações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Nas opções, selecione a aba “Avançado” e na área “Memória Virtual”, clique em “Alterar…”;
Acessando as configurações da memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”;
Passo 5. Para desativar a memória virtual, clique na opção “Sem arquivo de paginação” e depois no botão “OK” para confirmar a mudança;
Desativando a memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando a memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Se você tiver menos de 8 GB de memória RAM e quiser apenas ajustar o tamanho do arquivo para suas necessidades, clique em “Tamanho personalizado”. No campo “Tamanho inicial”, coloque no mínimo 1024 MB para que o sistema possa usar em caso de necessidade e em “Tamanho máximo”, informe o triplo da quantidade de memória RAM instalada no computador. Depois, clique no botão “OK” para confirmar a mudança.
Ajustando o tamanho da memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o tamanho da memória virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Desfragmentar
Depois de conseguir mais espaço e ajustar a memória virtual, o próximo passo é desfragmentar. A desfragmentação é o último passo porque é importante fazê-la sempre depois que houver diversas alterações no sistema de arquivo, como depois de uma limpeza no disco ou gravação de vários arquivos. A fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento e o que a desfragmentação faz é reorganizar os “pedaços” que compõem os arquivos de forma que fiquem o mais próximo possível, diminuindo o tempo que a cabeça leitura do HD demora para achar as informações, aumentando seu desempenho.
A desfragmentação no Windows pode ser feita simplesmente abrindo o Explorer e clicando com o botão direito na unidade, escolhendo a opção “Propriedades”, depois clicando na aba “Ferramentas” e em seguida em “Desfragmentar agora…”. É importante lembrar que algumas ferramentas de terceiros fazem um tipo de otimização mais completa que a ferramenta nativa do Windows, como por exemplo o Advanced SystemCare, que traz dentro da opção “Ferramentas” e da categoria “Otimizar”, o “Smart Defrag” para fazer essa tarefa.
Acessando o Smart Defrag do Advanced SystemCare (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Smart Defrag do Advanced SystemCare (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Depois de fazer tudo isso, o disco irá responder mais rapidamente, pois a maneira mais eficaz de melhorar o desempenho dele é reduzir sua atividade mecânica o máximo possível, o que foi alcançado com a liberação de espaço, diminuição do uso de memória virtual e finalmente, a desfragmentação. Assim, para manter o disco sempre com um bom desempenho, é recomendável adotar o hábito de periodicamente repetir essa sequência.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como migrar sua conta do Messenger para o Skype


Com o recente anúncio que a Microsoft descontinuará o famoso aplicativo de mensagens Messenger para sua integração no Skype, muitas pessoas se perguntam: “o que fazer agora?” Pois este tutorial mostra para você o procedimento necessário para migrar a sua conta do Messenger sem ter dor de cabeça.
1-Primeiro, Realize o download da mais recente versão do Skype por meio deste link.

2-Após executar o arquivo, clique em continuar.
3-Clique em concordo-avançar
4-Escolha se deseja ou não o bing como o seu mecanismo de busca principal
5-Aguarde a instalação ser terminada
6-Após isto, você terá de se conectar com a sua conta Microsoft
Skype
7-Caso já tenha instalado o Skype anteriormente, a próxima tela já irá mostrar sua conta Skype.  Se não for a sua conta ou quiser fazer uma nova, clique em “Sou novo no Skype”.
Skype
8-Clique onde aparece sua imagem para que ele continue o processoSkype9-Suas duas contas serão mostradas para que se assegure que está correto. Caso esteja tudo Ok, basta clicar em continuar.
Skype
10-  Agora, ao verificar na barra de contatos, você verá que possui uma abra própria apenas para contatos do Messenger. Pronto, a Sincronia está feita!
Vale lembrar que uma vez que as duas contas forem unidas, não existem formas de se desfazer a mudança.

    quarta-feira, 7 de novembro de 2012

    Cinco maneiras de desligar o Windows 8

    Com a remoção do menu Iniciar, o comando “Desligar” precisou ser mudado de lugar e não está na nova tela Start. Confira a seguir,cinco maneiras de desligar o Windows 8 e veja qual delas melhor se adapta às suas necessidades. Vale lembrar que a maioria dessas ações também funciona nas versões anteriores do Windows.
    1. Através do novo local
    Posicione o cursor do mouse no canto direito inferior ou superior da tela – ou pressione Tecla Windows + C no teclado – para exibir a barra de “Charms” e clique em Settings.

    Clique no menu Power e selecione Shut down
    2. Através da caixa de diálogo ‘Desligar’
    Exiba a área de trabalho e pressione as teclas [b]ALT + F4[/b]. A velha caixa de diálogo de desligamento,que era usada nos Windows Me e 2000, será exibida.


    Selecione Shut down e clique em OK
    3. Via linha de comando
    Abra a tela “Start“, digite Run e pressione ENTER, para abrir a caixa de diálogo Executar.

    Digite o comando a seguir e clique em OK:
    shutdown /s /t 0
    4. Crie um atalho
    Clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre do desktop, aponte para New e clique em Shortcut.
    Na campo Type the location of the item digite a linha de comando shutdown /s /t 0.

    Clique em Next, dê um nome ao atalho e clique em Finish
    Mova o atalho para o local que desejar. Para adicioná-lo à tela “Start”, clique com o botão direito do mouse sobre o seu ícone e clique em Pin to Start.
    5. Através do botão ‘Power’ do gabinete ou do teclado
    Se você não deseja utilizar as alternativas acima, você ainda pode desligar o sistema pressionando brevemente o botão “Power” do seu gabinete ou laptop. Ao fazer isso o sinal de desligamento será enviado ao sistema e ele será desligado normalmente.

    Pressionar tecla “Power” do seu teclado, quando disponível, tem o mesmo efeito. Em alguns teclados ela só funciona se uma outra tecla – como Fn ou Turbo – for pressionada junto.
    Se não funcionar, verifique as configurações de energia do seu sistema. Exiba a barra de “Charms”, clique em Settings e depois em Control Panel para abir o Painel de controle.
    Digite power na caixa de busca e clique em Change what the power buttons do.
    Na caixa When I press the power button selecione Shut down e clique no botão Save changes para que as alterações entrem em vigor imediatamente.
    Sobre o recurso Fast startup
    O Windows 8 possui um novo recurso chamado Fast startup, que diminui consideravelmente o tempo de inicialização do sistema. No entanto esse recurso pode não funcionar quando algumas dessas alternativas de desligamento for usada.

    Isso parece ser uma particularidade do Windows 8 Consumer Preview e espera-se que até a versão final esse recurso funcione plenamente.

    Como reinstalar o Windows 8 sem perder arquivos pessoais

    Considerada por muitos como “a solução definitiva”, a reinstalação do Windows acaba sendo uma medida bastante comum tomada pelos usuários quando surge um problema de difícil solução no sistema. No entanto, reinstalar o Windows pode ser um processo trabalhoso e demorado. A reinstalação em si é rápida e sem mistérios, o problema está nas tarefas pré-instalação e pós-instalação. Fazer backup dos arquivos, procurar o CD de drivers ou baixá-los da internet, tomar nota dos programas a serem reinstalados, restaurar o backup, instalar os drivers, reinstalar os programas são algumas da operações que podem fazer um processo de menos de 15 minutos levar horas para ser concluído. Por essa razão é necessário procurar outras alternativas para resolver o problema antes de apelar para a reinstalação do sistema. O Windows 8 possui uma ferramenta que é capaz de tornar mais fácil todo esse procedimento.


    Como reinstalar o Windows 8 sem perder os programas

    O Windows 8 possui uma ferramenta que reinstala o sistema sem perder os arquivos pessoais. Ela se utiliza de uma imagem padrão, localizada na mídia de instalação, que contém apenas os arquivos essenciais para reinstalar o Windows 8. Ao fim do processo apenas os aplicativos Metro são reinstalados, pois possuem uma rotina padronizada de instalação.
    Já os aplicativos desktop utilizam diferentes métodos para instalação, que variam de programa para programa, e por essa razão não são reinstalados automaticamente, ficando essa tarefa a cargo do usuário. A boa notícia é que é possível incluir esses programas na imagem padrão do sistema, criando-se assim uma imagem personalizada. Isso é feito a partir de uma ferramenta em linha de comando chamada recimg.
    Para utilizá-la, é necessário abrir o Prompt de comando com privilégios administrativos e em seguida digitar o comando recimg com a seguinte sintaxe:
    recimg /createimage
    Para isso é basta ir até a tela Iniciar, digitar cmd para efetuar uma busca, selecionar o resultado correspondente ao Prompt de comando e escolher Executar como administrador na App bar - ou utilizar o atalho disponível no menu de acesso rápido.


    Em seguida é só digitar o comando acima. Qualquer pasta pode ser utilizada para armazenar a imagem personalizada, inclusive as que estiverem na mesma unidade em que o Windows está instalado. Não é necessário digitar o caminho completo para ela no comando. Após digitar o início do comando, simplesmente localize-a no Windows Explorer selecione-a e clique em Copiar caminho. Em seguida cole na janela do Prompt de comando.


    A criação da imagem demora um pouco. Após ser criada, ela é registrada e a ferramenta Atualizar PC passa a utilizá-la no lugar da imagem padrão.


    A ferramenta recimg possui outros parâmetros que podem ser úteis. Se o usuário não quiser mais utilizar a imagem personalizada e desejar voltar a utilizar a imagem padrão, basta digitar recimg /deregister. E caso o usuário não lembre qual imagem está sendo utilizada, basta digitar recimg /showcurrent para obter essa informação.

    Após criar a imagem, basta executar normalmente a ferramenta Atualizar PC. Ao fim do processo, o Windows é reinstalado e todos os programas, drivers e atualizações do Windows Update são restaurados. Apesar dos programas serem restaurados, todas as suas respectivas configurações são perdidas, retornando aos valores padrão. É possível que algum programa não “sobreviva” a esse processo. Caso isso ocorra, o usuário será informado através de um arquivo HTML na área de trabalho.