Já os aplicativos desktop utilizam diferentes métodos para instalação, que variam de programa para programa, e por essa razão não são reinstalados automaticamente, ficando essa tarefa a cargo do usuário. A boa notícia é que é possível incluir esses programas na imagem padrão do sistema, criando-se assim uma imagem personalizada. Isso é feito a partir de uma ferramenta em linha de comando chamada recimg.
Para utilizá-la, é necessário abrir o Prompt de comando com privilégios administrativos e em seguida digitar o comando recimg com a seguinte sintaxe:
recimg /createimage
Para isso é basta ir até a tela Iniciar, digitar cmd para efetuar uma busca, selecionar o resultado correspondente ao Prompt de comando e escolher Executar como administrador na App bar - ou utilizar o atalho disponível no menu de acesso rápido.
Em seguida é só digitar o comando acima. Qualquer pasta pode ser utilizada para armazenar a imagem personalizada, inclusive as que estiverem na mesma unidade em que o Windows está instalado. Não é necessário digitar o caminho completo para ela no comando. Após digitar o início do comando, simplesmente localize-a no Windows Explorer selecione-a e clique em Copiar caminho. Em seguida cole na janela do Prompt de comando.
A criação da imagem demora um pouco. Após ser criada, ela é registrada e a ferramenta Atualizar PC passa a utilizá-la no lugar da imagem padrão.
A ferramenta recimg possui outros parâmetros que podem ser úteis. Se o usuário não quiser mais utilizar a imagem personalizada e desejar voltar a utilizar a imagem padrão, basta digitar recimg /deregister. E caso o usuário não lembre qual imagem está sendo utilizada, basta digitar recimg /showcurrent para obter essa informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário