Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

domingo, 19 de agosto de 2012

Sincronizando configurações entre PCs com Windows 8


O Windows 8 possui um interessante recurso que possibilita ao usuário sincronizar as configurações entre vários computadores. Dessa forma, todos os computadores com Windows 8 utilizados pela mesma pessoa podem ter a mesma configuração sem a necessidade de fazer isso manualmente. Esse recurso é proporcionado pelo uso de uma Conta da Microsoft.

O usuário pode escolher o que deseja sincronizar. Basta acessar a tela de Configurações do PC e entrar na seção Sincronizar suas configurações e configurar conforme desejado.

É possível ativar ou desativar a qualquer momento a sincronização de configurações através da opção Sincronizar configurações neste PC.

As opções Personalizar e Personalizar área de trabalho sincronizam a aparência da interface "Metro" e da área de trabalho respectivamente. Ao marcá-las a imagem da tela de bloqueio, o plano de fundo e as cores da tela Iniciar, a imagem da conta de usuário, papel de parede e temas são utilizados em todos os computadores com Windows 8 em que o usuário se logar através da Conta Microsoft.

Se houver senhas salvas no sistema, elas também são sincronizadas caso o usuário ative a opção Senhas. O mesmo vale para as configurações de Facilidade de acesso e Idioma.

Alguns aplicativos "Metro" também podem ter suas configurações sincronizadas, permitindo, por exemplo, que o usuário continue, em outro computador, um jogo do ponto em que parou de jogar ou um vídeo do ponto em que parou de assistir. Para isso basta manter a opção Configurações de aplicativo ativadas.

Já a opção Navegador sincroniza o histórico e os favoritos do Internet Explorer de modo que possam ser acessados de qualquer lugar.

Por fim, a opção Outras configurações do Windows sincroniza a maioria das configurações do Windows. Entre elas estão configurações do Windows Explorer, Opções de pasta, configurações de mouse, entre outras.

O sistema é capaz de distinguir conexões normais com a internet de conexões que possuam limite de tráfego, como é o caso da internet 3G. Como a sincronização de configurações gera tráfego adicional na rede, o sistema pode desativá-la automaticamente quando estiver utilizando uma conexão limitada. Para isso basta que o usuário desative a opção Sincronizar configurações em conexões limitadas. Se o usuário resolver ativar essa opção ele também pode decidir se as configurações também devem ser sincronizadas ou não quando ele estiver em roaming, já que nessa situação o valor cobrado pelo uso da rede móvel costuma ser maior.



Como funciona

A sincronização de configurações do Windows 8 funciona graças à "Computação em nuvem". Todas as configurações selecionadas pelo usuário passam a ser armazenadas online, isto é, na nuvem, e são atreladas à sua Conta Microsoft. Toda vez que alguma configuração é alterada, as alterações são enviadas para a nuvem e são aplicadas a todos os computadores que estiverem utilizando a mesma conta de usuário.

A sincronização ocorre em tempo real. É possível vê-la funcionando na prática com um teste simples. Basta se logar em dois computadores diferentes com o Windows 8 instalado utilizando a mesma Conta Microsoft ao mesmo tempo. Ao alterar o tema da área de trabalho de um dos computadores, o outro passará a utilizar o mesmo tema automaticamente segundos depois. Nas configurações de aparência do Windows, o tema atualmente utilizado é identificado como "Tema sincronizado". O mesmo ocorre com outras configurações.



Como as configurações são armazenadas na nuvem, isso significa que elas "sobrevivem" até mesmo a uma formatação e reinstalação do Windows.

Considerações finais

A sincronização de configurações do Windows 8 é um recurso bastante útil para quem utiliza diferentes computadores com o mesmo sistema no dia-a-dia. Além de permitir que o usuário utilize em qualquer computador as configurações com as quais está acostumado, esse recurso também ajuda a diminuir a típica sensação de "estranheza" causada quando utilizamos pela primeira vez um computador que não é nosso.


Nenhum comentário: