1. Altere o plano de energia
O Windows traz vários planos de energia pré-configurados. Geralmente basta alterar para o plano “Economia de energia” para ter uma melhora visível na autonomia da bateria. Isso é possível porque o Windows limita o clock do processador e outros recursos do computador, ou seja, é o plano ideal para tarefas leves, como navegar na Internet ou ouvir músicas. Para configurar o plano de energia, siga os passos abaixo:
Passo 1. Pressione “WinKey + X” para exibir o menu de atalhos do Windows 8. Nele, clique em “Painel de Controle”;
Menu do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Painel de controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Planos de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Opções do plano de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Configurações avançadas do plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Alterando plano de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Aguardar enquanto um download é concluído ou ouvir música são exemplos de tarefas que não precisam do monitor. Quando não estiver usando, opte por suspender a atividade do computador ou, no mínimo, desligar o monitor. Alguns notebooks trazem um atalho para isso, mas é possível configurar para que o próprio Windows desligue a tela quando estiver ocioso:
Passo 6. Acesse as “Opções de energia” (passo 1 e 2) e clique em “Alterar configurações do plano” ao lado da opção selecionada;
Planos de energia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Opções do plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Se você costuma usar o notebook em ambientes com pouca luminosidade, diminua o brilho da tela o máximo que puder. A maioria dos notebooks contam com uma tecla ou atalho especifico para isso – geralmente Fn + teclas direcionais para baixo/cima –, mas você também pode alterar o brilho do monitor através de uma configuração do Windows:
Passo 8. Pressione as teclas “WinKey + C” para exibir a Charm Bar e clique em “Configurações”;
Charm Bar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Alterando brilho da tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
A maioria dos notebooks, além da conectividade sem fio, contam com uma porta para uso de rede cabeada. No entanto, com o WiFi cada vez mais difundido e acessível, raramente plugamos nosso portátil num cabo RJ45. Mesmo sem uso, a placa de rede permanece ativa a espera de uma conexão – e contribuindo para a descarga da bateria. Para desativar a placa de rede (e outros dispositivos que você não usa), siga os passos abaixo:
Passo 10. Pressione o atalho “WinKey + X” novamente. Dessa vez, clique em “Sistema”;
Acessando informações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Gerenciador de dispositivos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
5. Remova o pen drive, mouse USB e outros dispositivos
Pen drives, HD externo, mouse USB e outros dispositivos conectados em qualquer uma das portas do computador consomem energia e ajudam a drenar a carga da bateria. A dica nesse caso é desconectar tudo que não estiver usando – inclusive o mouse. Sempre que possível, opte pelo trackpad do seu notebook.
Pronto! Seguindo pelo menos uma das dicas, certamente a bateria do seu notebook vai durar alguns minutos a mais. Vale a pena sacrificar alguns recursos do computador nem que seja só para testar o resultado, mas apostamos que você vai gostar. Lembre-se de que todos as dicas apresentadas são completamente reversíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário