Mas as coisas nunca são tão simples assim.
Embora você possa montar um PC usando apenas a chave Philips, o tempo necessário e os obstáculos que você irá encontrar podem levar a frustração desnecessária. Mas com as ferramentas certas você pode eliminar horas do processo, e transformar aquele projeto de construção ou upgrade de um PC em uma experiência verdadeiramente agradável.
A seguir compartilho com vocês as ferramentas que uso, porque, e como elas tornam a montagem do PC muito mais fácil.
Chaves
Se você monta (ou atualiza) um ou dois PCs num ano, um par de chaves Philips deve ser o suficiente. As que uso tem hastes longas, algo necessário para apertar os parafusos oculos atrás de dissipadores e outros locais de difícil acesso. Você vai precisar de uma chave Nº 2 e uma Nº 1. A maioria dos parafusos usados na montagem de PCs é Nº 2, mas alguns são um pouco menores.
Mas pense em expandir sua caixa de ferramentas para estar preparado para qualquer necessidade. Tenho uma chave de haste longa e lâmina pequena (fenda), que é útil para desplugar conectores VGA ou DVI de placas de vídeo e monitores. E um kit de chaves bem pequenas “de relojoeiro”, para lidar com notebooks.
Um kit de chaves já quebra um bom galho
Hemostato
Às vezes você precisa de uma ferramenta para agarrar firmemente um item ou componente pequeno. Ou então de uma “terceira mão” para segurar algo no lugar enquanto faz um ajuste. Nessas horas um hemostato, ou pinça hemostática, é perfeito. Com ele fica fácil agarrar a ponta de um conector pequeno (como o conector do botão de força do gabinete) e guiá-lo até os pinos correspondentes na placa-mãe, ou pegar um parafuso que tenha caído em um canto do gabinete que é difícil de alcançar.
Hemostatos são bons para "pinçar" componentes e conectores pequenos
Lanterna LED
O interior da maioria dos gabinetes de PCs é preto, geralmente um preto fosco. Mesmo que você esteja trabalhando em uma sala bem iluminada, a falta de contraste dentro do gabinete torna difícil ver onde vão todos os conectores, chaves e fios. Para iluminar o interior do gabinete, você pode usar uma lanterna LED com grampo. Elas produzem luz branca com intensidade suficiente, não consomem muita energia e podem ser posicionadas no gabinete do jeito que eu quiser.
Use uma lanterna LED para iluminar o gabinete
Chave de soquete
São úteis para prender e remover os espaçadores de latão que são inseridos no gabinete, aos quais a placa-mãe é parafusada. E também para prender ou soltar as porcas ao lado dos conectores DVI ou VGA em uma placa de vídeo (onde o cabo é parafusado).
Chaves de soquete ajudam a instalar os espaçadores no gabinete
Às vezes você só precisa de algo básico, como um bom par de alicates de corte e de bico. Note que as pequenas “lâminas” de corte integradas a muitos alicates de bico não são úteis, já que não tem alcance para cortar um fio em um local apertado. Não que eu use o alicate de corte para cortar fios: na verdade ele é muito útil para cortas as amarras plásticas usadas para organizar fios.
Alicates de corte (esquerda) e de bico (direita) são sempre úteis
Mantenha tudo limpo
Um PC funcionando por um longo tempo provavelmente acumulará poeira. E esta poeira, depositada sobre lâminas das ventoinhas, dissipadores e outras partes internas eventualmente resulta em aumento de temperatura dentro do gabinete. E quanto mais quente seu PC, menos eficiente ele é, podendo chegar ao ponto de se tornar instável, desligando ou “rebootando” de forma aparentemente inexplicável.
Ar-comprimido ajuda a se livrar da poeira
Nunca use um secador de cabelos ou aspirador de pó para “soprar” ou “sugar” a poeira de dentro do PC. A carga estática gerada pelo motor destes aparelhos pode danificar componentes sensíveis, como os pentes de memória ou mesmo o processador.
Camera
Uma câmera, seja uma compacta ou mesmo seu smartphone, é muito útil durante a montagem ou manutenção do seu PC. O objetivo não é documentar seu trabalho para a posteridade, mas sim usar as fotos como uma referência para saber como as coisas estavam em cada passo do processo, como a posição de uma chave ou a forma como um cabo é encaixado. Ou seja, tire uma foto antes de desmontar algo para ter melhores chances de remontar tudo do jeito certo mais tarde.
Seu smartphone tem uma câmera, use-a!
É sembre bom agrupar e amarrar os cabos dentro do gabinete do PC. Assim ele não só fica com um visual mais organizado, como você também facilita a circulação do ar. Uma dica: não use amarras plásticas. O problema com elas é que se mais tarde você precisar trocar algum cabou ou instalar algo novo terá de cortar a amarra, o que é um incômodo e pode representar um risco se a tesoura ou alicate “escapar” e acertar um fio.
Há várias opções para amarrar cabos dentro e fora do gabinete
Se você precisa de algo um pouco mais robusto pode usar tiras de velcro, encontradas em lojas de utilidades domésticas. E elas são incrivelmente úteis para outras coisas, como organizar feixes de cabos de rede, os cabos de força atrás do rack na sala de estar, etc. As possibilidades são infinitas.
Termômetro infravermelho
Já usei termômetros infravermelhos para medir as temperaturas de fontes de alimentação, placas de vídeo e o interior do gabinete de PCs. É uma ferramenta realmente maravilhosa: basta apontá-la para o local que quer medir (use o “laser” como guia) e ler o resultado na tela.
Use o termômetro para identificar componentes que estão superaquecendo ou refrigeração deficiente
Dock SATA externa
Estes acessórios estão disponíveis em vários padrões de conexão (USB, FireWire, eSATA), e alguns são capazes de abrigar mais de um HD. Eu uso um modelo USB 3.0 para um só HD, que me atende bem. São úteis para copiar grandes quantidades de dados de um HD antigo para um novo (sem ter de instalar o HD antigo no gabinete) ou para backups rápidos em um HD externo.
Uma dock SATA externa é muito útil na hora de transferir grandes quantidades de arquivos
Os PCs estão cada vez mais eficientes, mas ter um simples medidor de consumo de energia à mão é algo útil. Por exemplo, graças a um destes aparelhos eu notei que uma de minhas máquinas estava subitamente consumindo mais energia do que o normal. O problema estava na ventoinha da fonte, cheia de poeira que impedia a boa circulação de ar e a refrigeração correta do componente. Uma fonte “quente” é menos eficiente e consome mais energia. Minha preocupação não era com a conta de luz, mas com a temperatura, que poderia danificar a fonte.
Medidores como este ajudam a identificar o consumo de energia
Usar as ferramentas corretas irá ajudá-lo a economizar tempo e evitar frustrações. Mas não é só isso: com as ferramentas certas o risco de danificar um componente diminui, e isso pode representar uma bela economia. Palavra de quem já cometeu muitos erros por causa de ferramentas erradas.
Antes de começar, olhe para a pilha de peças em sua mesa e pense em quais ferramentas serão necessárias para fazer o trabalho de forma correta e eficiente. Sua recompensa será um PC funcionando logo na primeira tentativa, em tempo recorde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário