Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

sábado, 28 de abril de 2012

Faz mal trabalhar com o gabinete do PC aberto?



A resposta para essa pergunta é SIM! E se você precisa fazer isso para manter o seu PC funcionando algo de muito errado pode estar está acontecendo com ele.

Isso porque existe uma maneira correta de como o ar deve circular por dentro do gabinete, de modo a retirar o máximo de calor do interior do PC na forma de ar quente, da maneira mais simples e silenciosa possível.

O que acontece ao abrir o gabinete é que se tem a impressão de que o cooler consegue trabalhar de maneira mais eficiente, resfriando melhor o processador. Isso até pode acontecer, mas ao mesmo tempo seus outros componentes internos como os discos, chipsets e até mesmo os pentes de memória deixam de ser resfriados da maneira correta, o que pode levá-los a um desgaste prematuro.

Observe que a maioria dos fabricantes de PCs fazem diversas ensaios e simulações de desempenho térmico em seus equipamentos de modo que um computador novo adquirido numa loja não deveria ter problemas de aquecimento. Mas caso isso esteja ocorrendo três possibilidades:

Se você nunca abriu o seu PC e seu PC for novo, pode ser que seu equipamento esteja com problemas. Nesse caso nossa sugestão é que você o encaminhe para a assistência técnica autorizada.

Se você nunca abriu o seu PC e seu PC não for muito novo, pode ser que exista algum acúmulo de poeira no interior de seu gabinente — que pode até estar bloqueando algumas saídas de ar — ou mesmo no cooler o que pode levar a um aquecimento anormal.

Caso o equipamento já esteja fora da garantia e você se sinta confortável em mexer com hardware, você mesmo pode abrir o gabinete e usar um pincel seco ou até mesmo um secador de cabelo (no modo de ar frio) para limpar o interior do gabinete. Nada de pano úmido dentro do PC.

Se você ou aquele seu amigo que manja tudo de computador andou mexendo no seu PC instalando mais periféricos, um processador mais veloz, pode ser que o seu gabinete precise melhorar o fluxo de ar no seu interior o que pode ser conseguido com a instalação de um ventilador adicional.

Isso que pode ser feito por um técnico de confiança, ou caso você queira (e saiba) fazer isso por sua conta, preste atenção para a direção do fluxo de ar do ventilador (normalmente representado por uma seta na moldura lateral) na hora de instalá-lo no gabinete de modo que, caso você queira instalá-lo na parte da frente, ele deve puxar o ar de fora para dentro e caso ele seja colocado na parte de trás, ele deve jogar o ar de dentro para fora e nunca ao contrário.

Nenhum comentário: