Favorito

CTRL+D= Para adicionar ao Favorito

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Windows 8 e o tema Aero


Quando falamos em interface de usuário do Windows 8, logo nos vem em mente a nova interface Metro. Não é para menos, já que esta é a principal novidade da nova versão do Windows. Mas essa não é a sua única interface.

O Desktop ainda está presente e, com ele, o Aero, o tema visual responsável pelas decorações das janelas do sistema operacional desde o Windows Vista. No Windows 8, o Aero passou por algumas mudanças.

Nova barra de título
As mudança mais notável foi na barra de título das janelas. Agora ela é um pouco maior e não possui mais as bordas arredondadas. Além disso, a legenda utiliza uma fonte maior e agora é centralizada. Também há mudanças nos botões, que estão um pouco maiores.




O fim das bordas arredondadas remete à interface Metro, cuja característica são as formas quadradas, linhas retas e ângulos retos. A legenda com fonte maior e centralizada dá mais destaque e facilita a legibilidade, principalmente em dispositivos com telas pequenas e de alta resolução.

Os botões da barra de título são um pouco maiores, o que facilita o seu uso em telas sensíveis ao toque. No entanto, eles não trazem mais o efeito visual, que fazia com que "brilhassem" ao apontá-los com o cursor do mouse. Ao invés disso eles apresentam uma discreta "iluminação" semelhante ao que obtínhamos no tema "Luna" do Windows XP e no "Aero Basic" do Windows 7. O sombreamento das janelas também é menos pronunciado e mais discreto nessa nova versão do Windows.



Cores "automáticas"
O tema Aero do Windows 8 introduz o recurso de cores automáticas. Quando esse recurso está ativado, ele analisa o papel de parede utilizado no momento, a fim de determinar a sua cor predominante. Feito isso, essa cor é aplicada às janelas e à barra de tarefas para "combinar" com o papel de parede. Se a imagem de fundo for alterada, a cor do Aero se alterará automaticamente.


Para os usuários que gostam de personalizar o sistema, esse recurso não chega a ser uma novidade, pois já existem algumas extensões que adicionam o mesmo comportamento em versões anteriores do Windows.




A desvantagem desse recurso é que as janelas ficam opacas demais quando ele está ativado. Com isso a transparência da barra de título e da barra de tarefas fica menos aparente, reduzindo o efeito "vidro" característico do Aero. No Windows 8 Consumer Preview ainda não é possível ajustar a intensidade da cor automática. Esperamos que essa opção seja adicionada até a versão final.




O novo "Glass"
Além do recurso de cores automáticas, é possível também definirmos uma cor fixa para a decoração das janelas, como no Windows 7. Além das cores padrão podemos criar nossas próprias cores e definirmos sua intensidade. Ao utilizar uma cor fixa, a transparência das janelas aumenta e revela o uso de uma nova textura na barra de títulos. A nova textura agora imita um "vidro embaçado" e preenche uniformemente o espaço da barra de título. O mesmo efeito é aplicado, com menor intensidade, na barra de tarefas.


O fim do Tema Clássico
Lembra daquele tema chamado "Tema Clássico do Windows", cujo visual se assemelha ao do Windows 2000? É isso que ele será no Windows 8: apenas uma lembrança. Na nova versão, o tema foi completamente removido do sistema. Em seu lugar, fica o "Windows Basic" o tema básico do Windows, sem os retoques visuais do Aero.

Novo tema Windows Basic
Lembra daquele tema chamado "Windows 7 Basic", que não trazia absolutamente nenhuma das novidades do Aero e era padrão no Windows 7 Starter? Pois, no Windows 8, trate de esquecê-lo! Esse tema foi totalmente reformulado na nova versão do Windows. Do tema antigo sobrou apenas o nome. Ou nem isso, já que ele é mais conhecido com "Aero Lite" devido ao nome do arquivo .mstyles responsável por seu funcionamento.

O "Aero Lite", como o nome já sugere, é uma versão simplificada do Aero. Todos os elementos visuais são "planos", isto é, não há gradientes, sombreamentos ou elementos em 3D. A transparência do Aero também não está presente, obviamente.


Além de ser o novo tema básico, esse tema vem para substituir o tema clássico do Windows. Isso significa que de agora em diante esse será o visual mais simples do Windows e será o tema padrão das versões do Windows para servidor.

Além disso, esse tema não tem mais as limitações do antigo Windows Basic. Os efeitos do Aero como as animações ao minimizar, restaurar e maximizar as janelas, bem como as miniaturas na barra de tarefas agora funcionam nele também. Também é possível alterar a cor das janelas e até mesmo o novo recurso de cores automáticas funciona nesse tema.

No entanto, a natureza desse tema acaba gerando certos problemas dependendo da cor utilizada. Se utilizarmos uma cor clara demais, as informações da área de notificação, como a data e a hora, ficarão ilegíveis, pois esse tema não possui o gradiente que evitaria que a cor da fonte se misturasse com a cor do fundo. Se utilizarmos uma cor escura demais, fica impossível ler as informações da barra de título, pois nesse tema as legendas não possuem um fundo branco que tabém impede que a cor da fonte se misture com o fundo. Felizmente esse problema não ocorre se for utilizado um tema de Alto Contraste.


Vale ressaltar que, no momento, esse problema ocorre no Windows 8 Consumer Preview. Esperamos que até a versão final ele seja corrigido.

O fim do "Flip 3D"
Alguns fãs da interface Aero ficarão decepcionados ao saber que o "Flip 3D", aquele recurso que exibia as janelas abertas em perspectiva ao pressionar "Windows + TAB", não está presente no Windows 8. Agora esse atalho de teclado revela o "Switcher", um novo recurso da interface Metro, enquanto que o comando "ALT + TAB" faz o mesmo que já fazia nas versões anteriores do Windows.




Considerações finais
Essas foram as maiores modificações já feitas no Aero desde a sua estréia no Windows Vista. No Windows 8, o Aero aparece com um visual ligeiramente mais discreto e mais sóbrio do que os seus antecessores. Algumas modificações foram bem-vindas, outras nem tanto.

A remoção do Tema Clássico do Windows se mostrou uma decisão acertada, pois há tempos o tema já não combinava mais com os novos elementos visuais do Windows. O novo tema Básico, também conhecido como "Aero Lite" foi bem-vindo devido às novas possibilidades de personalização adicionadas à ele. Já no Aero como um todo, a barra de título maior proporciona maior visibilidade e facilidade de uso em telas sensíveis ao toque. E o novo recurso de cor automática abre mais uma possibilidade de personalizar o sistema.

No entanto, efeitos visuais como o "Flip 3D" farão falta para alguns usuários enquanto a nova textura, mais discreta, imitando um "vidro embaçado", do "Aero Glass" em alguns casos não deixa um visual tão agradável como era no Windows 7, cuja textura imitava um "vidro polido". Há ainda os problemas com o "Aero Lite", mas como o Windows 8 ainda está em fase de desenvolvimento podemos esperar que isso seja corrigido futuramente.

Mesmo com pequenos problemas, o saldo ainda é positivo e as novidades da interface Aero do Windows 8 são muito bem-vindas.

Nenhum comentário: